domingo, 18 de maio de 2008

AOS MEUS AMIGOS

Achei esta definição da palavra AMIZADE na Wikipédia e gostaria de dedicar a todos os meus amigos queridos.
Obrigada pela presença de vocês em minha vida, alguns de longe, outros de perto, mas sempre ligados pelos nossos corações. Juntos, em todos os momentos, seguimos nesta jornada da vida, nesta aventura, certos de que todos buscamos é a felicidade. Muita luz pra todos vocês, paz e amor!

Amizade é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.

Provavelmente o interesse dos amigos são parecidos, e demonstram, entre si, um senso de cooperação. Muitas vezes é baseada em comportamentos como:
a tendência de desejar o melhor para o outro;
simpatia e empatia;
honestidade;
lealdade.


Geralmente a amizade leva a um sentimento de lealdade entre si, ao ponto de colocarem os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo e como Carl Rogers diz: "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos do outro e sufocá-lo com exigências corre-se o risco de perdê-lo.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, e uma necessidade de proteger e ser protegido por outros seres da espécie. Faz parte da amizade, não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos.

Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges. Funcionam quase que como um "confessionário". Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigos.

Por muito que se possa explicar psicologicamente sobre a amizade e por muito que falem dela como um objeto científico e a estudem, a amizade é um sentimento que se deve preservar a todo o custo.

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
Provérbios 17:17


2 comentários:

Anônimo disse...

Denise, tudo bem? Tenho pensado muito em você, mas os e-mails têm voltado. Espero que estja tudo bem por aí. Me mande notícias. Bjs
Salete

Cél disse...

Denise,
Há quanto tempo !!!!
Ando sumida dos blogs, a vida corrida, mas jamais esqueço as amigas queridas.
Como estão todos ? Titi, Nick ?
Espero que estejam todos bem e muito felizes.
Bjs cheios de saudades.